ARTIGO “WEBLOGS E EDUCAÇÃO:CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA"

O artigo “Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria”, de Suzana Gutierrez (2005), relata sobre a utilização dos weblogs ou simplesmente blogs no cotidiano escolar, para firmar a educação. os blogs são ambientes simples, e abertos à intervenção e compassíveis com outros ambientes como: chats, fóruns e listas de discussão. Podem ser construídos e modificados segundo as necessidades de professores e alunos. Autores e organizadores do seu espaço. Todos podem elaborar e modificar os blogs, tudo muda de acordo com as novas idéias, o acesso é livre. De acordo com Gutierrez (2005) “O ato de comentar as postagens dos colegas, conforme foi se incorporando nas práticas do grupo, apontou para a possibilidade do diálogo e da cooperação.” Os textos nos weblogs podem se somar, se multiplicar, eles não escolhem os seus participantes, todos podem expor as suas ideias. Os blogs são cooperativos, são criados em ambientes colaborativos, postagens ou post geram comentários, que geram outros post e assim por diante. O texto descreve ainda que a participação em blogs foi de sentido de reciprocidade e acolhimento, oferecendo desafios e sugestões, sem dar soluções prontas. A perspectiva freireana de intervir a partir do contexto e da linguagem, do educando (FREIRE, 2002 ab), e respeitando o processo de construção do conhecimento de cada um. A principal característica que diferencia os blogs de outros ambientes virtuais são as alterações do próprio ambiente. Cada ambiente virtual tem suas particularidades, mas no caso dos blogs, quando utilizados na educação os alunos produzem textos próprios e acabam transformando o ambiente. Os post permitem diálogos, uma vez que estão abertos a novos conhecimentos- estão sempre abertos a novas vozes, que se somam ao diálogo. A compreensão dos post é possível pela cooperação, em que a autonomia se firma no diálogo e os limites se tornam faróis que guiam a ação. A interação entre pessoas e objetos de conhecimento possibilitam a aprendizagem colaborativa/cooperativa, a qual produz liberdade, que significa autoria e autonomia. Segundo Gutierrez (2005), “Para professores e alunos, a participação e a interação, o diálogo e a cooperação, a teorização e a reflexão são o espaço possível do sentido que produz meios de aprender/ ensinar”. APRENDER/ ENSINAR Implica na conscientização, como forma de inserir-se no processo histórico como sujeito (FREIRE, 1983, 2002 a, 2002 b). No processo de aprendizagem, e como forma de movimento social. ENSINAR /APRENDER Implica como a atividade criativa

terça-feira, 5 de abril de 2011

A importância do uso das tecnologias

          Vivemos na era da explosão das tecnologias, de muitas inovações e mudnças, que só tem a beneficiar as pessoas que neste meio se encontram, e em especial ao meio escolar.
          Basta clicar em um link, que pronto a informação já está ao nosso alcance. Ninguém conhece tudo, ninguém é detentor do conhecimento , todos estão em constante aprendizagem e cada vez mais se aprimorando. Basta querer, está a um clic de distância.
          A execução de Projetos de Aprendizagem, pelo professor traz diversos benefícios ao estudante, pois ele é capaz de tirar o seu melhor e absorver o que de mais significante lhe é ofertado, proporcionado pelo uso da alta tecnologia, o que só tem a acrescentar na  sua educação.
          Diversos fatores como autonomia, traduzem a essência de um conhecimento eficaz e positivo, que se mostra cada vez mais importante e competitivo ao meio em que muitos do estudantes se encontram.

2 comentários:

  1. Oi, passei aqui para dar uma espiadinha no teu blog e ver os textos e links. Parabéns, atingimos os objetivos da atividade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila! Estou fazendo o mesmo curso em uma Faculdade aqui do Paraná, inclusive vendo temas e assuntos bem semelhantes aos postados em seu blog, se você não se importar vou aproveitar de alguma forma alguma das suas interpretações, principalmente a do primeiro texto. Qualquer coisa entre em contato. Grata, Josiane.
    Email: josianemedeiros82@gmail.com

    ResponderExcluir